Introdução
No município de Zabelê,
percebem-se vários problemas relacionados à água, como por exemplo, em relação
à água salgada e água potável, pois a água que chega as nossas casas é imprópria
para o consumo humano.
A água que abastece a cidade
vem de poços ou do açude local (açude dos bodes). A primeira fonte de
abastecimento fornece a população uma água que possui uma elevada quantidade de
sal e a segunda por acumular material orgânico, devido ao baixo nível de seu
reservatório causam sérios problemas de saúde na população.
A comunidade escolar buscará
garantir no âmbito local, o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo
sensibilizações de convivência com o Semiárido a partir da concepção de
sustentabilidade ambiental, envolvendo assim, as seguintes dimensões: social,
ambiental, econômica, educacional e cultural.
Justificativa
A escassez de água, água de
baixa qualidade e condições sanitárias inadequadas impactam de forma negativa a
segurança alimentar,
as escolhas de meios de subsistência e as oportunidades educacionais de
famílias pobres em todo o mundo. Secas afligem alguns dos municípios do Cariri
Paraibano, piorando a situação de fome e desnutrição.
Partindo desta realidade,
observa-se que o elemento água se torna para a nossa comunidade prioridade
dentro das temáticas abordadas pela conferência. Não obstante, é importante que
haja a preservação do meio ambiente juntamente com o tratamento de água. Sendo
assim, a nossa ação pretende promover a perfuração de poços, a ampliação de
barragens e açudes e construção de cisternas para armazenamento de água.
Objetivos
- Sensibilizar a população contra o desperdício e poluição da água;
- Construção de reservatório para armazenar água potável;
- Adquirir mais dessalinizadores para zona rural e urbana;
- Tratar a água para melhor atender a comunidade;
- Realizar visitas nos locais onde tem água.
Desenvolvimento
Para realizar essas ações, a
escola irá formar o grupo Com-Vida para que o mesmo possa construir parcerias
com o poder público local, ONG’s e secretarias estaduais e nacionais ligadas ao
meio ambiente e saúde, para juntos adquirirem os dessalinizadores e realizar a
construção de reservatórios para água.
O grupo irá construir um documento que possibilite reunir
dados sobre a caracterização das comunidades e recursos hídricos disponíveis no
município, para iniciar com os órgãos responsáveis, discussões sobre possíveis políticas de águas e de sistemas de
gerenciamento de recursos hídricos, tendo em vista que essas ações não são fins
em si mesmos e precisam buscar uma ancoragem nesse pano de fundo, pois
constituem alguns dos meios normativos e operacionais com importante papel a
desempenhar nessa caminhada de promoção de bem estar à população local.
A
participação social emerge como a pedra de toque, o esteio ou ponto de partida,
contribuindo com a efetividade democrática de possíveis organizações de colegiados
de recursos hídricos (Conselhos e Comitês) e assegurando que as políticas
hídricas se estabeleçam de forma realmente dialógicas e comprometidas com o
enfrentamento desses grandes desafios dos nossos tempos.
Os alunos além de participar
do processo politico do projeto, irão realizar a divulgação e a sensibilização,
discutindo com a comunidade o tratamento, o desperdício e a poluição da água,
através de panfletos, cartazes, placas e blogs.
Conclusão
O projeto apresenta uma ação
além do que se exige das atividades pedagógicas, sendo o mesmo promotor de
desenvolvimento participativo de todos os envolvidos. Uma educação pautada na
ação é uma educação que busca a promoção do sujeito enquanto cidadão. Desta
forma, os alunos irão fazer explanação, exposição de fotos da visita, cartazes
de divulgação, panfletos, uso da internet e rádio difusão durante todo o
processo de desenvolvimento do projeto.
Entrega dos certificados de participação da Conferência Escolar Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Bezerra da Silva.
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