Plasticidade é a capacidade
de o cérebro estabelecer novas conexões a partir de estímulos. Essas conexões
são modificações que colaboram no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social
dos sujeitos aprendentes.
A compreensão de que o
cérebro pode relacionar uma mudança na estrutura e funções do sistema nervoso,
com finalidade de adaptação às mudanças ambientais ou injurias, é primordial
para que seja desenvolvida a mediação pedagógica.
A mediação pedagógica estará
alicerçada em ações que possam desenvolver as potencialidades e habilidades dos
indivíduos, contribuindo para a sua efetiva participação nas relações sociais.
Todos os estudos
evidenciados no texto indicam o quanto estamos errados em achar que as pessoas
especiais por terem limitações, estão isentas da capacidade de se
desenvolver. Graças aos avanços da
neurociência, que por meio da psicometria obteve grandes avanços qualitativos
em suas experimentações, observa-se que muitas possibilidades foram dadas ao
nosso cérebro, sendo uma delas de se modificar estruturalmente.
Mediar o processo pedagógico
que permita a constituição de novas interfaces cerebrais e sociais além de ser
possível e imprescindível para que haja realmente o processo de inclusão.
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