RAFAEL DE FARIAS FERREIRA
EDUCAÇÃO E PSICOPEDAGOGIA:
Modalidade
de aprendizagem e modalidade de ensino
Atualmente a psicopedagogia tem se mostrado uma área de
uma significativa relevância no que diz respeito ao desenvolvimento
educacional.
Segundo Bossa (2007), a psicopedagogia nasceu da
necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem. Bossa
(2007), ao citar Neves (1992), Kiguel (1991) e outros autores especialistas
desta temática, evidencia que o principal objeto de estudo da psicopedagogia é
a aprendizagem, principalmente as dificuldades ligadas a ela.
Nesse contexto, Fernandez (1991), utiliza como base para
o desenvolvimento de seus estudos e de sua prática, as concepções de
“modalidade de aprendizagem”.
A “modalidade de aprendizagem” é como uma matriz, um
molde, um esquema de operar que vamos utilizando nas diferentes situações de
aprendizagem (FERNANDEZ, 1991, p.107).
Para que se possa ter acesso à modalidade de aprendizagem
do sujeito é imprescindível à imagem que o sujeito faz de si mesmo como
aprendente, como também, o perfil das figuras ensinantes pai e mãe.
A partir das observações e do processo histórico do
aprendente, torna-se possível construir um diagnostico que revele as causas que
provocaram um desequilíbrio no processo de aprendizagem do indivíduo com
dificuldades em aprender. Sendo que para Fernandez (1991, p.108), “a
aprendizagem é um processo em intervêm a inteligência, o corpo, o desejo, o
organismo, articulados em um determinado equilíbrio”.
O equilibro desses elementos
inerentes ao processo de aprendizagem é fator preponderante para a inclusão do
sujeito na realidade que o cerca, tendo em vista a complexidade que o mundo
moderno se encontra, exigindo cada vez mais dos indivíduos dinamismo, agilidade
e uma carga pesada de conhecimento.
Nessa perspectiva, Fernandez (1991, 101) afirma que a
modalidade de aprendizagem torna-se instrumento importante na compreensão de
como cada pessoa constrói a sua modalidade de ensino, uma maneira de mostrar o
que conhece e um modo de considerar o outro como aprendente.
A partir da modalidade de ensino, podem-se observar três
instâncias segundo o autor: quem ensina,
quem aprende e o objeto de conhecimento. O desenvolver relacional dessas
três instâncias, permitem uma maior aproximação do psicopedagogo na ação de
amenizar os sintomas que evidenciam as dificuldades de equilibrar a modalidade
de aprendizagem do sujeito.
Desta forma, não se pode negar que as duas modalidades
supracitadas anteriormente, estão entrelaçadas no desenvolvimento intelectual
do indivíduo, que só consegue se desenvolver em um ambiente saudável, no qual,
proporcione ao sujeito prazer em aprender.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOSSA,
Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil:
Contribuições a partir da prática. 3ª Ed. Porto Alegre. Artmed, 2007.
FERNÁNDEZ,
Alicia. A Inteligência aprisionada –
abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1991.
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