sexta-feira, 25 de maio de 2012

Que importância tem o planejamento na prática docente?


        O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
          A aquisição de conhecimentos, habilidades e o desenvolvimento das capacidades mentais decorrentes do processo de ensino são competências que devem estar explicitas em todo e qualquer planejamento, instrumentalizando os alunos como agentes ativos e participantes na vida social. 
 Isso significa que os elementos do planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político. A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é antes a atividade consciente, fundamentada em opções político-pedagógicas.

              O planejamento escolar tem, assim, as seguintes funções:

  1. Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática;
  2. Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional;
  3. Assegurar a racionalização;
  4. Prever objetivos;
  5. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente;
  6. Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos;
  7. Facilitar a preparação das aulas: selecionar material didático, saber que tarefas professor e alunos devem executar.

Referência Bibliográfica 

Libâneo, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor).


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