A escola é uma instituição
que tem como um dos objetivos a formação do intelecto humano. Segundo a Lei de
Diretrizes Bases (LBD), a educação é um direito e um dever de todos. A escola é
um dos elementos que proporciona o cumprimento desta lei.
“A lei assegura que a
escola deve ser democrática, isto é, obrigatória e gratuita, no qual, o ensino
fundamental é obrigatório”. Essas conquistas educacionais foram adquiridas
através de várias lutas que desencadearam debates e discussões que
proporcionaram um ponto de partida igual para todos. Contudo essa é a escola
que nós temos, mas não é a escola que queremos. Pois, a escola que queremos
está no papel, convencionadas nas constituições brasileiras, no âmbito da lei.
Isso porque na prática a
educação não passa de artigos, parágrafos e etc. A deficiência educacional se
encontra presente na realidade do cotidiano da escola de hoje. A igualdade,
assim como, a gratuidade são elementos que fazem parte de uma mentira
constitucional, no qual, não esta inserida na vida escolar dos alunos que
precisam pagar o material escolar, os uniformes e outros. A igualdade é uma
farsa moral que esta escancarada diariamente em nossos olhos, e infelizmente,
não se faz nada para mudar essas condições precárias.
As escolas com melhores infraestruturas
estão localizadas nos bairros de classe média e alta, como também os melhores
professores e o material didático abundante e de boa qualidade. Nas escolas
localizadas nas periferias, a infraestrutura é deficiente e os professores são
sobrecarregados e insatisfeitos, o material didático inadequado e insuficiente,
as turmas superlotadas e os alunos têm menos tempo de aula.
O reflexo da escola que
nós temos, é decadente e preocupante devido à má formação que se está
proporcionando aos alunos menos favorecido. A escola que queremos não é
utópica, pois há possibilidade de se conquistar qualidade, igualdade e
eficiência. Com lutas e reivindicações de uma escola politizada e ativa, no que
diz respeito ao cumprimento da lei.
A escola que queremos é a
escola libertadora e formadora não apenas de cidadãos, mas também, de seres
pensantes. Ela é estruturada e equipada, realista e condizente com o cotidiano
do aluno.
A escola que queremos esta
distante de nossa realidade, mas, os primeiros passos já foram dados, agora é
preciso persistir e enfrentar as dificuldades para alcançar o sucesso
educacional.
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