O
conhecimento advindo da psicologia é de grande importância para as ações que
norteiam o processo educativo. Isso porque, a psicologia irá ter como principal
objeto de análise o ser humano. E por tem um objeto tão dinâmico (o ser humano),
as teorias psicológicas abordaram várias vertentes inerentes à natureza humana.
A psicologia do desenvolvimento, por exemplo, evidencia as etapas/fases
biológicas universais a todo ser humano, e como no decorrer dessas fases, o
ambiente interage com as transformações físicas.
Nesse
contexto, pode-se afirmar que as complexas interações biológicas, psicológicas
e culturais são imprescindíveis para compreender as várias facetas da condição
humana. Por oferecer os subsídios necessários para esse entendimento, a
psicologia se relaciona dialeticamente com a educação, tendo em vista, que o
homem objeto desta ciência e o mesmo da educação, entretanto, em outra vertente
de análise – a do sujeito em aprendizagem.
Essa perspectiva interacional
(psicologia e educação) e visualizada a partir das teorias de Piaget, Wallon e
Vygotsky e de outros que afirmam que o processo educativo quando, voltado para
o cognitivo evolutivo, contribui para o desenvolvimento das capacidades
cognitivas (capacidade de generalizar, de recordar, raciocinar, formar
conceitos, etc).
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