O processo de ensino aprendizagem é o principal foco
do Conselho Escolar, o que significa que a função do Conselho não está mais
restringida a uma mera idéia de fiscalização. Os atores precisam participar das
situações pertencentes à escola e atuar no sentido de sanar os problemas para
promover maior qualidade em todos os segmentos inerentes ao contexto escolar.
O
respeito às diferenças assim como meios de gerar uma relativização a essas
diferenças é algo muito ligado ao Conselho Escolar, por isso, é importante o
conhecimento de todo o trabalho que se desenvolve na escola.
Uma
ação transformadora e emancipadora ocorrem a partir do dialogo, da construção
coletiva do conhecimento. Partindo desta ideia de democratização participativa,
o coletivo poderá diagnosticar, planejar e agir focando nos seguintes pontos:
- O ambiente educativo, incluído respeito, solidariedade e a disciplina na escola;
- A proposta pedagógica: o planejamento, a autonomia dos professores e os trabalhos em sala de aula;
- Os processos de avaliação;
- As formas de gestão, considerando compartilhamento de decisões com professores, funcionários, pais e alunos;
- A formação e as condições de trabalho dos profissionais da escola;
- O ambiente físico escolar, incluindo materiais, equipamentos e instalações;
- As condições de acesso e os índices de sucesso permanentes na escola.
Todas
essas dimensões são realidades que devem ser discutidas através do conselho,
pois o que legitima uma ação emancipadora e democrática é a participação de
todos que fazem o processo educacional.
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