sábado, 9 de junho de 2012

Escolha do Livro didático em São João do Tigre


Nesta última sexta-feira o munícipio de São João do Tigre reuniu os professores da rede municipal de ensino, para escolha do Livro didático do Ensino Fundamental I. A Supervisora Célia Medeiros, separou os livros didáticos por ano e formou grupos de professores dividindo-os também pelo ano no qual eles atuam.
No inicio da reunião, foi explicado o processo da escolha e dado algumas dicas relevantes sobre os elementos que devem ser analisados nos livros.  A professora Mestranda Cristiane Costa, da Escola Municipal Semeão Monteiro da Costa, frisou a importância de verificar se os livros de Língua Portuguesa trazem em sua composição elementos como leitura e interpretação de textos, o incentivo a produção e o desenvolvimento da oralidade, habilidades que estão sendo solicitadas frequentemente pela Provinha Brasil e Prova Brasil. Já o Pedagogo Rafael Ferreira sugeriu que os professores, ao analisar os livros de geografia, observassem se os mesmos contemplavam as quatro categorias geográficas: território, paisagem, lugar e região.
Dadas às dicas, os professores iniciaram o processo de escolha e notou-se o quanto foi rico o compartilhamento de ideias e sugestões que contribuíram para a análise dos livros.
Terminada esta fase, reuniram-se todos novamente em plenária para a decisão. Todas as turmas aderiram uma mesma coleção paras as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia, sendo História a exceção. Outros pontos importantes da reunião foram às sugestões da Professora Andreia (Ledâ) (Escola Municipal Ana Ferreira Aragão) e Gilsineide (Escola Municipal Semeão Monteiro da Costa), a primeira, solicitou da equipe pedagógica a inserção dos livros sobre Ensino Religioso, tendo em vista a dificuldade de material para o desenvolvimento desta disciplina. A segunda, solicitou que a rede municipal de ensino adotasse uma cartilha para os alunos da Educação Infantil.
São momentos como este que notamos o quanto é importante os diálogos entre os professores. As interações estabelecidas entre eles estão cheias de sentidos e aprendizagens que acabam construindo novos horizontes, o que ocasiona uma mudança em suas práticas educativas.

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