sexta-feira, 29 de junho de 2012

O QUE É A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA TENDO COMO BASE A TEORIA (EAM)?


A teoria de Reuven Feuerstein aborda novas perspectivas de aprendizagem que contribui para a relativização do processo educativo direcionado aos alunos especiais.
Essa relativização promove um deslocamento em relação à percepção que se tem dos sujeitos, a qual os coloca em uma situação fatalista de que sempre serão limitados, ou seja, no caso dos alunos especiais têm-se a tendência de se exaltar mais os pontos fracos (as limitações). Não valorizando os pontos fortes que todos os seres humanos possuem (as possiblidades).
A teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada trata de um processo que leva em consideração a mediação entre o sujeito aprendente e o ambiente no qual, ele vive, tendo como ponto chave o mediador que estimula essa interação e promove significados das vivências e experiências para o mediado.
Esses significados apenas são possíveis, devido o mediador que terá o papel de organizar os elementos mais importantes, proporcionando as crianças melhores formas de aprendizagem mediada. É esse aspecto que diferencia a interação da mediação, pois a interação não canaliza por si só os sentidos das vivências e experiências, é preciso que haja a intervenção de um sujeito cultural – o mediador.
O conhecimento das bases teóricas do autor Feurstein ocasiona uma relevante reflexão para aqueles que não possuem fundamentos teóricos apropriados para mediação pedagógica, no que diz respeito a crianças especiais. Nesse sentido, nota-se que muitas práticas terão que ser revistas e reconstruídas, para que realmente exista o processo de inclusão das crianças especiais.

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