domingo, 1 de setembro de 2013

A primeira Conferência Escolar Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no município de São João do Tigre



A Escola Municipal Semeão Monteiro da Costa foi à primeira escola a realizar a Conferência Escolar Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O plano aprovado pelos alunos da escola foi do elemento terra. 



EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR:
Na terra tudo que se planta dá, com a garrafa pet vamos plantar.


INTRODUÇÃO

         O Projeto Horta Escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos da Escola Semeão Monteiro da Costa, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.
Foto 1 e 2 – Professores e coordenadores realizando a abertura da Conferência

         A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu, por exemplo, alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras espécies.
Por meio da horta é possível propiciar conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura e assim conscientizá-las quanto a práticas alimentares mais saudáveis, fortalecer culturas alimentares das diversas regiões do país e discutir a possibilidade do aproveitamento integral dos alimentos.
Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educandos, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.

OBJETIVOS

·        Levar aos alunos a vivencia e o contato direto com o meio ambiente natural.
·        Oportunizar ao aluno a conquista do seu espaço, preservando o meio ambiente onde vivemos.
·         Proporcionar como atividade extracurricular um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem.
·         Proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas assim como técnicas de proteção da estrutura do solo.
·        Desenvolver de modo integrado, a consciência da responsabilidade para com o meio ambiente, respeitando o espaço biótico e abiótico a sua volta.
·        Promover a responsabilidade social pela participação em grupo, incentivando o respeito pelo outro e o diálogo.
·        Criar um intercâmbio sistemático de informações no contexto ambiental através de observações, ações concretas e práticas a serem realizadas no ambiente escolar.
·        Levar os alunos a perceberem a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.
Foto 3 e 4 – Participação dos alunos e escolha do plano de ação

JUSTIFICATIVA

Sendo a escola um espaço onde a criança dará sequência ao seu processo de socialização é fundamental o papel da educação ambiental na formação de jovens responsáveis. 
A escola deve abordar os princípios da educação ambiental de forma sistemática e transversal em todos os níveis de ensino tendo como público alvo alunos do 6º ao 9º Ano.
Os conteúdos ambientais devem envolver todas as disciplinas do currículo e estarem interligados com a realidade da comunidade, para que o aluno perceba a correlação dos fatos e tenha uma visão integral do mundo em que vive.
Nesse sentido a escola deverá promover através de ações apreservação e a conservação do meio ambiente para que o aluno tome consciência de sua responsabilidade. E assim com as atividades extraclasse viabilizamos ao aluno conhecimentos e práticas que envolvem todas as dependências da escola estabelecendo a relação entre teoria e prática e os cuidados com a alimentação.

DESENVOLVIMENTO

                Neste ano de 2013 as atividades começarão no mês de setembro, envolvendo os alunos do 6º ao 9º Ano da Escola Semeão Monteiro da Costa.
                As ações acontecerão sempre no turno inverso das aulas curriculares, sendo que os alunos que estudam no turno da manhã praticarão as atividades nas terças e quintas-feiras à tarde das 14h00min as 16h00min, e serão coordenadas pelo professor de Ciências.
Na horta os alunos prepararão os canteiros, farão o plantio das mudas, as regas diárias, os tratos culturais, limpeza dos canteiros, cuidarão do solo e do desenvolvimento das plantas.
Será construída junto à horta uma composteira, onde serão aproveitados todos os resíduos produzidos na escola, com isso os alunos aprenderão a importância do reaproveitamento dos resíduos em beneficio direto sobre a bio-estrutura do solo e em consequência ao meio ambiente. 
            Desenvolverão técnicas de manejo, proteção e conservação da estrutura do solo através do emprego de técnicas agrícolas, assim como orientações de aproveitamento dos espaços.
Como parte integrante e importante, serão confeccionados canteiros destinados ao plantio de ervas medicinais e hortaliças, onde serão trabalhadas as suas propriedades e usos dos diferentes tipos de plantas e hortaliças.
Serão praticadas atividades de jardinagem e paisagismo em todas as dependências da escola através de conservação e plantio dos canteiros de flores e manutenção dos arbustos existentes nas dependências da escola.   
            Os alunos serão sensibilizados sobre a importância em manter o ambiente da escola limpo e organizado evitando a deposição de lixo e outros objetos pelas dependências da escola. 
Serão discutidas ações humanas conscientes de uso do meio ambiente, sempre incentivando os alunos a usarem esses conhecimentos e práticas nas suas casas e no meio onde vivem.

CONCLUSÃO

O Projeto Educando com a Horta Escolar fundamenta-se na necessária articulação das áreas de educação/currículo, ambiente e alimentação/nutrição.
É importante saber que para atingir a sustentabilidade do projeto, as atividades de educação ambiental, alimentar e nutricional utilizadas nas hortas devem ser incorporadas ao sistema escolar e às políticas públicas.
A alimentação escolar é um direito de todos os estudantes, e com o projeto horta escolar, nós buscamos valorizar o meio ambiente, propondo pequenas mudanças ao longo de processo educativo com implantação da educação ambiental envolvendo os alunos do 6º ao 9º Ano.
O plantio de sementes e da horta como meios de conhecimento e aprendizado para alunos e colaboradores, proporcionando pequenas mudanças de hábitos ao longo desse projeto, tornando-se “habito saudável ao seu dia a dia”, utilizando o reaproveitamento, reciclagem e a redução de materiais utilizados.
As principais atividades desenvolvidas dentro da escola, envolvendo a horta no trabalho de educação ambiental e alimentar, serão; conhecimento, cultivo e consumo de diversas plantas (hortaliça, grãos e raízes); reciclagem de resíduos sólidos (compostagem, coleta seletiva e oficinas de reciclagem artística); oficinas culinárias com a utilização dos alimentos colhidos na horta.
Como resultados conclusivos desta proposta implantada na escola obteremos ganhos positivos através de mudanças alimentares e consumo diário pelos alunos. Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educandos, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.
 



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