sábado, 14 de setembro de 2013

Conferência Escolar Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Zabelê - PB


Introdução
No município de Zabelê, percebem-se vários problemas relacionados à água, como por exemplo, em relação à água salgada e água potável, pois a água que chega as nossas casas é imprópria para o consumo humano.
A água que abastece a cidade vem de poços ou do açude local (açude dos bodes). A primeira fonte de abastecimento fornece a população uma água que possui uma elevada quantidade de sal e a segunda por acumular material orgânico, devido ao baixo nível de seu reservatório causam sérios problemas de saúde na população.
A comunidade escolar buscará garantir no âmbito local, o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo sensibilizações de convivência com o Semiárido a partir da concepção de sustentabilidade ambiental, envolvendo assim, as seguintes dimensões: social, ambiental, econômica, educacional e cultural.




Justificativa
A escassez de água, água de baixa qualidade e condições sanitárias inadequadas impactam de forma negativa a segurança alimentar, as escolhas de meios de subsistência e as oportunidades educacionais de famílias pobres em todo o mundo. Secas afligem alguns dos municípios do Cariri Paraibano, piorando a situação de fome e desnutrição.
Partindo desta realidade, observa-se que o elemento água se torna para a nossa comunidade prioridade dentro das temáticas abordadas pela conferência. Não obstante, é importante que haja a preservação do meio ambiente juntamente com o tratamento de água. Sendo assim, a nossa ação pretende promover a perfuração de poços, a ampliação de barragens e açudes e construção de cisternas para armazenamento de água.

Objetivos
  • Sensibilizar a população contra o desperdício e poluição da água;
  • Construção de reservatório para armazenar água potável;
  • Adquirir mais dessalinizadores para zona rural e urbana;
  • Tratar a água para melhor atender a comunidade;
  • Realizar visitas nos locais onde tem água.

Desenvolvimento
Para realizar essas ações, a escola irá formar o grupo Com-Vida para que o mesmo possa construir parcerias com o poder público local, ONG’s e secretarias estaduais e nacionais ligadas ao meio ambiente e saúde, para juntos adquirirem os dessalinizadores e realizar a construção de reservatórios para água.
O grupo irá construir um documento que possibilite reunir dados sobre a caracterização das comunidades e recursos hídricos disponíveis no município, para iniciar com os órgãos responsáveis, discussões sobre possíveis políticas de águas e de sistemas de gerenciamento de recursos hídricos, tendo em vista que essas ações não são fins em si mesmos e precisam buscar uma ancoragem nesse pano de fundo, pois constituem alguns dos meios normativos e operacionais com importante papel a desempenhar nessa caminhada de promoção de bem estar à população local.
A participação social emerge como a pedra de toque, o esteio ou ponto de partida, contribuindo com a efetividade democrática de possíveis organizações de colegiados de recursos hídricos (Conselhos e Comitês) e assegurando que as políticas hídricas se estabeleçam de forma realmente dialógicas e comprometidas com o enfrentamento desses grandes desafios dos nossos tempos.
Os alunos além de participar do processo politico do projeto, irão realizar a divulgação e a sensibilização, discutindo com a comunidade o tratamento, o desperdício e a poluição da água, através de panfletos, cartazes, placas e blogs. 


Conclusão
O projeto apresenta uma ação além do que se exige das atividades pedagógicas, sendo o mesmo promotor de desenvolvimento participativo de todos os envolvidos. Uma educação pautada na ação é uma educação que busca a promoção do sujeito enquanto cidadão. Desta forma, os alunos irão fazer explanação, exposição de fotos da visita, cartazes de divulgação, panfletos, uso da internet e rádio difusão durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.


Entrega dos certificados de participação da Conferência Escolar Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Bezerra da Silva. 


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