quarta-feira, 20 de junho de 2012

Eitâ São João Bom !!!


O melhor período do ano no nordeste brasileiro sem duvida é o mês de junho, por causa do São João.
O São João por ser um típico evento nordestino, possui grande relevância nos aspectos culturais e sociais de nossa região.
Nesse ano letivo, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Bezerra da Silva, do município de Zabelê, buscou valorizar os sentidos subjetivos e afetivos que são transmitidos no decorrer do processo de construção, produção e execução de tal manifestação cultural.
A identidade cultural dos seres que vivem no semiárido brasileiro está impregnado das vivências ambientais e sociais que concernem os sentidos da relação entre o homem e a natureza.
Desta forma, os professores da referida escola, decidiram construir todos esses elementos através de uma singela homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Isso porque, não podemos esquecer o legado que o Rei do Baião, proporcionou para esta terra tão estigmatizada. Em suas canções, Luiz Gonzaga, revelou mais do que a realidade do povo e da cultura nordestina, ele propagou uma identidade única de um povo forte e nobre, que busca nas raízes os sentidos de sua existência.
   O objetivo geral do projeto se baseou no fortalecimento da origem das festas juninas e da diversidade dos ritmos no Nordeste. Além disso, tentou-se reconhecer a origem da cultura junina; conhecer a história dos Santos Juninos; identificar alguns pratos da culinária junina; desenvolver a socialização da criança; confeccionar os símbolos juninos; apresentar os fogos de artifícios enfatizando os riscos que eles podem causar; desenvolver os ritmos e as habilidades motoras; destacar o nordestino cantor e compositor Luiz Gonzaga em seu centenário; e, trabalhar os conteúdos através de textos musicais e informativos.

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Na última sexta-feira, ocorreu a culminância do Projeto Centenário de Luiz Gonzaga, no Clube Municipal de Zabelê. Acredito que o evento foi motivo de muito orgulho para todos que trabalham em prol de uma educação libertadora. A saída dos alunos da escola em direção ao clube municipal, já ocasionou um momento de muita alegria para todos que acompanhavam o trio de forró, que provocou um efervescente arrastão devido a sonoridade do forró pé-de-serra, daqueles que ninguém fica parado.

Durante a festa, ocorreram várias apresentações homenageando o rei do Baião. Todos os alunos vinham se preparando com seus respectivos mentores para simbolizar por meio da dança, a alegria e as expressões do povo nordestino.
Festa sem comida não é festa! E festa com pouca comida não é Boa! Mas, na nossa festa, comida típica e bebida a vontade, foi o que não faltou. Bolo de milho, bolo de fubá, mungunzá, pipoca, algodão doce e entre outros alimentos fizeram literalmente a alegria da criançada que dançou, se divertiu e comeu muito bem.
Quero exaltar aqui no blog, o compromisso que todos os professores e coordenadores tiveram com o evento. Todos nós trabalhamos muito para que a festa proporcionasse tantas aprendizagens cognitivas, afetivas e sociais relevantes e até mesmo inesquecíveis para muitos de nossos alunos.  Não podemos esquecer-nos de agradecer a participação dos pais e dos dirigentes que estão trabalhando por uma educação transformadora.
Que as próximas festas juninas sejam tão incríveis quanto essa.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Escolha do Mascote do Laboratório de Matemática da Escola


O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, que consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.

Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, e o policiamento nos locais de votação.

Nesse sentido, ontem (12/06/2012), na Escola Municipal Maria Bezerra da Silva, os alunos da referida escola, votaram nos desenhos candidatos à mascote do Laboratório de Matemática.
Essa iniciativa promovida por alguns alunos do 6º Ano, coordenados pelo professor André Ferreira da disciplina de matemática é uma forma de desenvolver uma educação política daqueles que serão futuros eleitores. 

Todos os alunos ficaram empolgados para escolher o desenho que será a mascote. E, ao se depararem com o processo de escolha, eles além de terem achado bastante interessante à situação de pegar fila, assinar uma lista, ganhar uma cédula, marcar na cédula o desenho escolhido e inserirem seus fotos na urna improvisada de caixa de sapato, se sentiram importantes como relatou o aluno Leandro Félix do 5º Ano B. 

São ações simples, como essa, que até parecem “bobas” para aqueles que não têm base pedagógica que fazem todo diferencial no processo educativo, pois, desperta a criticidade das crianças e consequentemente, a cidadania.


Referência: http://www.brasilescola.com/politica/importancia-voto.htm

sábado, 9 de junho de 2012

Escolha do Livro didático em São João do Tigre


Nesta última sexta-feira o munícipio de São João do Tigre reuniu os professores da rede municipal de ensino, para escolha do Livro didático do Ensino Fundamental I. A Supervisora Célia Medeiros, separou os livros didáticos por ano e formou grupos de professores dividindo-os também pelo ano no qual eles atuam.
No inicio da reunião, foi explicado o processo da escolha e dado algumas dicas relevantes sobre os elementos que devem ser analisados nos livros.  A professora Mestranda Cristiane Costa, da Escola Municipal Semeão Monteiro da Costa, frisou a importância de verificar se os livros de Língua Portuguesa trazem em sua composição elementos como leitura e interpretação de textos, o incentivo a produção e o desenvolvimento da oralidade, habilidades que estão sendo solicitadas frequentemente pela Provinha Brasil e Prova Brasil. Já o Pedagogo Rafael Ferreira sugeriu que os professores, ao analisar os livros de geografia, observassem se os mesmos contemplavam as quatro categorias geográficas: território, paisagem, lugar e região.
Dadas às dicas, os professores iniciaram o processo de escolha e notou-se o quanto foi rico o compartilhamento de ideias e sugestões que contribuíram para a análise dos livros.
Terminada esta fase, reuniram-se todos novamente em plenária para a decisão. Todas as turmas aderiram uma mesma coleção paras as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia, sendo História a exceção. Outros pontos importantes da reunião foram às sugestões da Professora Andreia (Ledâ) (Escola Municipal Ana Ferreira Aragão) e Gilsineide (Escola Municipal Semeão Monteiro da Costa), a primeira, solicitou da equipe pedagógica a inserção dos livros sobre Ensino Religioso, tendo em vista a dificuldade de material para o desenvolvimento desta disciplina. A segunda, solicitou que a rede municipal de ensino adotasse uma cartilha para os alunos da Educação Infantil.
São momentos como este que notamos o quanto é importante os diálogos entre os professores. As interações estabelecidas entre eles estão cheias de sentidos e aprendizagens que acabam construindo novos horizontes, o que ocasiona uma mudança em suas práticas educativas.