terça-feira, 10 de julho de 2012

A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS


A escola é uma instituição que tem como um dos objetivos a formação do intelecto humano. Segundo a Lei de Diretrizes Bases (LBD), a educação é um direito e um dever de todos. A escola é um dos elementos que proporciona o cumprimento desta lei.
“A lei assegura que a escola deve ser democrática, isto é, obrigatória e gratuita, no qual, o ensino fundamental é obrigatório”. Essas conquistas educacionais foram adquiridas através de várias lutas que desencadearam debates e discussões que proporcionaram um ponto de partida igual para todos. Contudo essa é a escola que nós temos, mas não é a escola que queremos. Pois, a escola que queremos está no papel, convencionadas nas constituições brasileiras, no âmbito da lei.
Isso porque na prática a educação não passa de artigos, parágrafos e etc. A deficiência educacional se encontra presente na realidade do cotidiano da escola de hoje. A igualdade, assim como, a gratuidade são elementos que fazem parte de uma mentira constitucional, no qual, não esta inserida na vida escolar dos alunos que precisam pagar o material escolar, os uniformes e outros. A igualdade é uma farsa moral que esta escancarada diariamente em nossos olhos, e infelizmente, não se faz nada para mudar essas condições precárias.
As escolas com melhores infraestruturas estão localizadas nos bairros de classe média e alta, como também os melhores professores e o material didático abundante e de boa qualidade. Nas escolas localizadas nas periferias, a infraestrutura é deficiente e os professores são sobrecarregados e insatisfeitos, o material didático inadequado e insuficiente, as turmas superlotadas e os alunos têm menos tempo de aula.
O reflexo da escola que nós temos, é decadente e preocupante devido à má formação que se está proporcionando aos alunos menos favorecido. A escola que queremos não é utópica, pois há possibilidade de se conquistar qualidade, igualdade e eficiência. Com lutas e reivindicações de uma escola politizada e ativa, no que diz respeito ao cumprimento da lei.
A escola que queremos é a escola libertadora e formadora não apenas de cidadãos, mas também, de seres pensantes. Ela é estruturada e equipada, realista e condizente com o cotidiano do aluno.
A escola que queremos esta distante de nossa realidade, mas, os primeiros passos já foram dados, agora é preciso persistir e enfrentar as dificuldades para alcançar o sucesso educacional.

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