quarta-feira, 4 de julho de 2012

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO EDUCATIVO


O estudo da paisagem local aborda as várias formas de manifestações do meio ambiente e consequentemente, constrói uma compreensão ampla das relações entre sociedade e natureza. Para se estabelecer referências da paisagem local, a aquisição de conhecimentos, a atitude para resolver os problemas e a clarificação de valores, são competências que fundamenta uma visão crítica do espaço geográfico.
A ação humana expressa as transformações que o espaço sofre por causa de atividades econômicas, hábitos culturais ou questões políticas, vivenciadas de diferentes maneiras no próprio meio, ocasionando os problemas planetários que afetam a todos. Os problemas mais evidenciados neste século são entre eles as conseqüências do aquecimento global, o aumento do buraco na camada de ozônio, o desmatamento da Amazônia, as armas nucleares, o desaparecimento de culturas milenares e etc.
Conhecer tais problemáticas e compreender a essência de sua causa são abordagens que precisam de transformações para desencadear soluções, no qual, exerça ações sociais e educacionais que promovam uma ruptura da passividade humana, gerando a coletividade e a plenitude do exercício da cidadania.

Estamos comprometidos, na escala da humanidade planetária, na obra essencial da vida, que é resistir à morte. Civilizar e solidarizar a Terra, transformar a espécie humana em verdadeira humanidade. A consciência de nossa humanidade nesta era planetária deveria conduzir-nos a solidariedade e à comiseração recíproca, de individuo para individuo, de todos para todos. A educação do futuro devera ensinar à ética da compreensão planetária. (MORIN 2004: p.78).


Segundo Morin (2004), a educação do futuro se baseia em saberes que irão guiar as mudanças necessárias para sobrevivência das espécies vivas deste planeta. O autor, em sua literatura ressalta os novos perigos que a humanidade traz como herança. “O primeiro é o da possibilidade de extinção global de toda a humanidade pelas armas nucleares”. (op. cit. 2004). A outra ameaça é a preocupação central deste trabalho, pois ele fundamenta-se na harmonia entre a sociedade e a natureza.

O segundo é a possibilidade de morte ecológica. Desde os anos 70, descobrimos que os dejetos, as emanações, as exalações de nosso desenvolvimento técnico-industrial urbano degradam a biosfera e ameaçam envenenar irremediavelmente o meio vivo ao qual pertencemos: a dominação desenfreada da natureza pela técnica conduz a humanidade ao suicídio. (MORIN, 2004: p-71).


Perante aos perigos que rodeiam o futuro não apenas da humanidade, mais também, do planeta, “a questão ambiental – conjunto de temáticas relativas não só à proteção da vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades” (PCN, 1997). É especificamente, um contexto pertencente a um processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, que prioriza o bem estar ambiental. Este processo é chamado de Educação Ambiental. “Por “ambiente” entende-se não apenas o entorno físico, mas também os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos inter-relacionados”.  (RODRIGUES; RODRIGUES, 2001).

 Claro que a educação ambiental por si só não resolverá os complexos problemas ambientais planetários. No entanto ela pode influir decisivamente para isso, quando forma cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Tendo consciência e conhecimento da problemática global e atuando na sua comunidade, haverá uma mudança no sistema, que se não é de resultados imediatos, visíveis, também não será sem efeitos concretos. (REIGOTA, 2004: p-12)

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